Saúde

Após 5 anos sem óbitos, bebê de 9 meses morre em decorrência da coqueluche na Bahia

A Sesab informou que a menina de nove meses não havia sido vacinada por opção dos pais e que havia testado positivo para Coqueluche, Covid, Rinovírus e Adenovírus durante a internação

Por Lucas Pereira

Após 5 anos sem óbitos, bebê de 9 meses morre em decorrência da coqueluche na BahiaCréditos da foto: Divulgação/SESA-PR

Uma criança de nove meses morreu em decorrência da coqueluche na cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. O óbito - registrado no último dia 12 - é o primeiro pela doença, no estado, em cinco anos, segundo informações divulgadas pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) nesta quarta-feira (20).


Em nota enviada ao Aratu On, a Sesab informou que a menina não havia sido vacinada por opção dos pais e que havia testado positivo para Coqueluche, Covid-19, Rinovírus e Adenovírus durante a internação. Antes desse registro, o último óbito pela doença na Bahia havia sido registrado em 2019.


Em relação ao número de notificações e confirmações, houve um aumento de casos em comparação com dados de 2023. Confira:


2023 - 68 notificações e 2 casos confirmados

2024 - 81 notificações e 18 casos confirmados



Dos 18 casos confirmados, 78% (14 casos) foram do sexo feminino e 22% (4 casos) foram do sexo masculino. As idades variaram de um mês a 32 anos. Cerca de 46% dos casos foram em crianças menores de 1 ano.


Coqueluche


De acordo com o Ministério da Saúde, a Coqueluche é "uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria (Bordetella Pertussis). Sua principal característica são crises de tosse seca. Pode atingir, também, traqueia e brônquios".


A transmissão da doença acontece, principalmente, pelo contato direto do doente com uma pessoa não vacinada, por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro ou até mesmo ao falar. Em alguns casos, a transmissão pode ocorrer por objetos recentemente contaminados com secreções de pessoas doentes.


A vacinação é o principal meio de prevenção da coqueluche. Crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra a coqueluche, através da vacina DTP.


Siga a gente no InstaFacebookTwitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.