Saúde

Após denúncias, cirurgião plástico fala dos cuidados para evitar complicações; vídeo

Com a divulgação de relatos de pacientes, surgiu uma preocupação com relação aos cuidados que podem ser tomados pelas pessoas que desejam realizar uma cirurgia plástica.

Por Lorena Dias

Após denúncias, cirurgião plástico fala dos cuidados para evitar complicações; vídeoArquivo Pessoal
A paciente Joana Tamandaré precisou realizar mastectomia e passou um ano sem os dois seios. Outra mulher, que pediu para não ser identificada, teve as próteses arrancadas sem anestesia e em uma maca de dentista. As duas histórias têm um personagem em comum: o cirurgião plástico Rossini Teobald Ruback, que é acusado de negligência e erro médico por pacientes que realizaram procedimentos com ele em diversos municípios da Bahia.
Após os casos terem sido divulgados, surgiu a preocupação com relação aos cuidados que podem ser tomados pelas pessoas que desejam realizar uma cirurgia plástica, mas não querem transformar um sonho em pesadelo. Em entrevista no estúdio da Cidade Aratu, Dr. Vinício Moitinho, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Seção Bahia, fez algumas recomendações.
Segundo o especialista, além de buscar um profissional que tenha sua competência validada pela entidade, é preciso avaliar o histórico do cirurgião. "É importante que ela (a paciente) busque informações a respeito do médico, sobre a sua competência, sobre seus resultados com outras pacientes. Inclusive, para que ela possa se sentir mais segura", explicou.
Moitinho também recomenda que o paciente se informe sobre a instituição médica onde a cirurgia será realizada, desconfie caso o valor cobrado seja muito abaixo do praticado por outros profissionais e esteja preparado financeiramente para possíveis intercorrências. "Por isso que é importante uma consulta, bem realizada, bem detalhada, onde todos os benefícios, riscos e complicações devem estar muito claros para o paciente".
Sobre as denúncias feitas contra o cirurgião, Rossini Teobald Ruback afirmou que não poderia comentar, por não saber todos os detalhes dos casos. "A questão de julgamento vai ser realizada pelo Conselho Regional de Medicina, juntamente com a Vigilância Sanitária e Ministério Público", pontuou Vinicio Moitinho.
Durante sua participação no programa, o médico também tirou a dúvida de telespectadores. Confira a entrevista completa:
https://www.youtube.com/watch?v=ikdWjA3p81s
LEIA MAIS: “Perdi as duas mamas”: mulheres denunciam cirurgião por erro médico e negligência; vídeo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.