Saúde

Cirurgia com robô para corrigir 'bexiga baixa' é realizada pela primeira vez na Bahia

Paciente de 65 anos teve alta médica em 24 horas

Por Juana Castro

Cirurgia com robô para corrigir 'bexiga baixa' é realizada pela primeira vez na BahiaMarketing/Rede D'or

Uma cirurgia assistida por robô para tratar prolapso genital - popularmente conhecido como "bexiga baixa" - foi realizada pela primeira vez no estado da Bahia. O procedimento, que durou duas horas, foi feito no final de agosto em paciente de 65 anos, no Hospital São Rafael, da Rede D'Or, em Salvador, com um robô modelo Da Vinci X.


O prolapso genital é uma doença em que a bexiga e outros órgãos perdem sustentação devido a uma fraqueza na musculatura da vagina. Depois da cirurgia, a paciente teve alta médica em 24 horas.


A intervenção tem o nome de 'sacropromontofixação laparoscópica', uma cirurgia por via abdominal que levanta os órgãos que estão caídos. No caso específico, o diagnóstico apontou o prolapso genital anterior, que afeta a bexiga, apical, no útero, e posterior, na região do reto. "A cirurgia consiste na colocação de duas telas, que são fixadas em um ligamento da coluna, devolvendo, assim, a anatomia normal da paciente", explica o urologista Samuel Juncal.


De acordo com o médico, a equipe optou pela utilização da tecnologia robótica porque ela é considerada padrão ouro para a correção de prolapso. “O robô nos auxilia de maneira excepcional: oferece uma visão tridimensional e ampliada, que melhora a visualização e dissecção dos planos anatômicos, dá uma precisão de movimentos e facilidade de sutura, afastando o risco de perfuração de órgãos adjacentes”.


A equipe coordenada por Juncal é formada pelo urologista e cirurgião Rafael Rios, pelo urologista Wilson Bastos e pelos instrumentadores cirúrgicos Carine Leite e Manuel Neto. Agora, a cirurgia de sacropromontofixação laparoscópica assistida por robô passa a estar disponível entre os serviços oferecidos pelo hospital.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.