Mapeamento do Butantan detecta 19 variantes do novo coronavírus em São Paulo
O boletim epidemiológico da Rede de Alertas das Variantes será atualizado semanalmente e terá como foco detectar as cepas em circulação em São Paulo.
Um mapeamento realizado pelo Instituto Butantan detectou 19 variantes do novo coronavírus em circulação no estado de São Paulo. As análises laboratoriais divulgadas nesta quarta-feira (16/6) mostraram que a cepa Gama (P.1), que foi identificada pela primeira vez em Manaus, predomina em 89,9% dos casos no estado.
Em seguida aparece com mais frequência a variante Alfa (B.1.1.7 do Reino Unido), com 4,2%, e a B.1.1.28 (que circula no Brasil desde março e deu origem à P.1 e à P.2, pela do Rio de Janeiro), com 3,5%. "Foram sequenciados 4.812 (0,58%) genomas completos de 834.114 (39,2%) casos positivos", informa o instituto.
O boletim epidemiológico da Rede de Alertas das Variantes será atualizado semanalmente e terá como foco detectar as cepas em circulação em São Paulo. Os dados são obtidos por meio do sequenciamento genômico de parte dos testes com resultado positivo realizados pelo Butantan e pelos laboratórios que integram a rede. Segundo o Butantan, o boletim vai permitir o acompanhamento da distribuição e evolução temporal da incidência das variantes, testes realizados por região, amostras positivas e o porcentual de resultados positivos encaminhados para sequenciamento genômico.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.