Microplásticos são encontrados no coração humano pela 1ª vez
Os microplásticos são partículas minúsculas, com menos de cinco milímetros de diâmetro, e tem potencial para causar diversas doenças
Médicos da China encontraram microplásticos no coração humano pela primeira vez. A descoberta, realizada por meio da aplicação de lazer e equipamentos microscópicos, foi feita durante cirurgias cardíacas. A publicação dos resultados aconteceu na revista científica Environmental Science & Technology (Ciência e tecnologia ambiental).
Até este mês de agosto, em aparições anteriores no corpo humano, o microplástico havia sido encontrado no sangue e partes do corpo mais expostas a partículas externas como (pulmões, bocas, anus). Porém, o coração é o primeiro órgão profundo no qual o material foi localizado.
"Amostras microplásticas foram coletadas de 15 pacientes de cirurgia cardíaca, incluindo 6 pericárdios, 6 tecidos adiposos epicárdicos, 11 tecidos adiposos pericárdicos, 3 miocárdios, 5 apêndices atriais esquerdos e 7 pares de amostras de sangue venoso pré e pós-operatório", diz a publicação.
Pesquisas anteriores demonstraram que esse poluente tem potencial de causar: Abortos; Diabete; Infertilidade; Reações alérgicas; Diferentes tipos de câncer; Doenças cardíacas e psíquicas; Síndrome do ovário policístico (SOP).
Os microplásticos são partículas minúsculas, com menos de cinco milímetros de diâmetro. Eles são eliminados a partir de materiais plásticos comuns. Estão no ar, na água e no solo a partir da decomposição de garrafas, embalagens, tinta e outros produtos feitos de plástico.
LEIA MAIS: Vídeo flagra momento em que irmão de influenciadora é morto em Salvador; caso aconteceu em julho
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!