Saúde

Vacina "cheirável" e sem agulhas contra Covid-19 tem registro solicitado à Anvisa

Imunizante será usado como dose de reforço, sem nenhuma agulha, e apresenta proteção imunológica ampla

Por Beatriz Bulhões

Vacina "cheirável" e sem agulhas contra Covid-19 tem registro solicitado à Anvisaimagem meramente ilustrativa/Pixabay

A Convidecia Air, primeira vacina inalável contra Covid-19 aprovada no mundo, poderá chegar em breve ao Brasil. A biofarmacêutica brasileira Biomm solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o registro definitivo do imunizante.



 A vacina foi desenvolvida pela CanSinoBIO e oferece uma opção não invasiva que usa um nebulizador para transformar o líquido em aerossol para inalação pela boca. Estudos publicados na revista científica britânica The Lancet indicaram que a Convidecia Air pode induzir forte imunidade humoral, celular e na mucosa para obter proteção tripla e conter efetivamente a infecção e disseminação do vírus após uma dose apenas.


Outro estudo, publicado também pela Lancet, mostrou que o uso de Convidecia Air como reforço heterólogo (em pessoas que já tomaram vacinas de outras marcas) gerou respostas imunes maiores do que aquelas induzidas por um reforço de vacina homóloga (quando são utilizados os mesmos imunizantes no esquema vacinal). 


Além disso, a farmacêutica garante que a vacina inalada pode aumentar a capacidade de produção de anticorpos, se comparada a uma injeção intramuscular de Convidecia como reforço. Essa versão da vacina, aplicada com agulhas, também já teve o registro solicitado a Anvisa. Como fazem parte do mesmo dossiê, a aprovação da vacina inalável depende da aprovação da vacina injetável.


A Convidecia Air foi aprovada na China e mais de 12 cidades já iniciaram a vacinação com o imunizante, incluindo Tianjin, Pequim, Xangai, Jiangsu e Zhejiang, para ajudar a fortalecer a proteção da população contra a Covid-19 e suas variantes com um método de entrega mais eficiente e sem agulhas, indolor e não invasivo. Recentemente, a Convidecia Air foi aprovada para uso emergencial no Marrocos, representando a primeira aprovação no exterior.


Após a aprovação do órgão regulador, a companhia prevê importar, inicialmente, as vacinas Convidecia e Convidecia Air e, posteriormente, vai produzir os imunizantes em sua planta biofarmacêutica em Nova Lima (MG).


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.