Vacina da Pfizer contra Covid-19 continua com 91% de eficácia seis meses após segunda dose, diz fabricante
O imunizante da Pfizer já foi liberado para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda não há doses compradas pelo país.
As empresas Pfizer e BioNTech relataram, nesta quinta-feira (1/4), que sua vacina contra a Covid-19 permanece altamente eficaz por pelo menos seis meses após a segunda dose ser administrada. Os testes foram feitos com aqueles que haviam se voluntariado para tomar a vacina durantes os testes, cerca de seis meses atrás.
Os mais de 46 mil voluntários que participaram da fase 3 dos testes clínicos da vacina foram monitorados. Entre eles, foram registrados 927 casos de Covid-19 até o dia 13 de março, o que indica uma eficácia de 91,3%, calculada para o período entre sete dias e até seis meses após a segunda dose: pois 850 eram do grupo que recebeu placebo e 77 receberam a vacina.
De acordo com a nova análise a que o jornal Estadão teve acesso, a vacina foi 95,3% eficaz em proteger contra a ocorrência de doença severa, conforme a definição de gravidade da agência de regulação de drogas dos Estados Unidos, a FDA. Do grupo avaliado, mais de 12 mil participantes vêm sendo acompanhados por pelo menos seis meses após a segunda dose, reforçando o perfil de segurança do imunizante.
As farmacêuticas disseram, também, que a imunização funciona contra a variante sul-africana do coronavírus Sars-CoV-2. O estudo apresentou 100% de eficácia na África do Sul, onde esta cepa atingiu a maior parte da população, embora o resultado tenha sido checado em um grupo menor, com apenas 800 participantes.
O imunizante da Pfizer já foi liberado para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda não há doses compradas pelo país.
LEIA MAIS: Governo do estado lança campanha comovente pedindo que baianos evitem aglomerações; assista
Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.