Mais água, menos sódio: nutricionista dá dicas para quem quer "desinchar" após festas juninas
É difícil resistir às comidas típicas das festas juninas, mas é nessa época, também, que as pessoas podem reter mais líquido no corpo, devido aos possíveis "excessos".
É difícil resistir às comidas típicas das festas juninas, mas é nessa época, também, que as pessoas podem reter mais líquido no corpo, devido aos possíveis "excessos". Ainda assim, não é indicado fazer nenhuma "loucura" ou restrição alimentar por conta própria.
Para desinchar, a nutricionista Carolina Dias dá algumas dicas. "A ingestão de líquidos é muito importante. Beber mais água para limpar o organismo das toxinas e incluir o chá ajuda bastante. Existem várias ervas que podem ser usadas como salsinha, cavalinha, dente de leão, carqueja e hibisco. Todas elas têm propriedades diuréticas", pontua a profissional.
CÁLCULO
Carolina explica que para encontrar a quantidade ideal de água a ser ingerida você deve multiplicar 35 ml por kg de peso corporal. Por exemplo, 60 kg X 35 = 2100 ml ou 2 litros e 100 ml. Já os chás diuréticos podem ser preparados com 400 ml de água fervida e uma colher de sopa de cada erva. Deixe em infusão por 10 minutos, em seguida é só coar e tomar.
Ainda de acordo com a nutricionista, outra dica valiosa refere-se à diminuição do consumo de carboidratos: "Quando retornar aos hábitos saudáveis, principalmente nesse período pós-festas, tire do cardápio frituras, açúcares e bebidas alcoólicas. Se possível, durante uma semana, evite todo e qualquer alimento industrializado, ultraprocessado e que contenha muito sódio na sua composição", diz. "Tente fazer uma alimentação mais limpa com frutas, verduras, proteínas e ovos. E para planos cetogênicos, é importante consultar um nutricionista, pois somente um profissional habilitado poderá contabilizar os macronutrientes”.
Outra inficação da nutricionista é aliar a atividade física e alguns procedimentos estéticos, como drenagem linfática, cujo objetivo é evitar a retenção de líquido no corpo.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!