Variedades

Terreiro Casa Branca recebe título de propriedade e passará por reforma com criação de memorial

O título foi entregue a ialorixá Mãe Neuza de Xangô, nesta quinta-feira (5)

Por Da Redação

Terreiro Casa Branca recebe título de propriedade e passará por reforma com criação de memorialSecom/ PMS
Conhecido por ser um dos mais antigos templos de candomblé do Brasil, o Terreiro Casa Branca, localizado no bairro Engenho Velho da Federação, em Salvador, deu mais um importante passo para a preservação de seu legado. Nesta quinta-feira (5/8), a ialorixá Mãe Neuza de Xangô recebeu o título de propriedade que regulariza a situação fundiária do espaço, garantindo a proteção legal do templo religioso.

Além da regularização fundiária, outra novidade é que o Terreiro Casa Branca passará por uma ampla reforma. O projeto, que está sendo elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), inclui a criação de um memorial no local.


O equipamento cultural ficará no terreno onde havia um imóvel construído irregularmente ao lado terreiro e que recentemente foi desapropriado pelo município. Atualmente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realiza a demolição do prédio, que possuía cinco pavimentos. O serviço ocorre de forma minuciosa em virtude das residências próximas, além do próprio terreiro. O prazo é que toda a demolição seja concluída entre final deste mês e início de outubro.


Foto: Secom PMS

TERREIRO DA CASA BRANCA

Mais antigo templo de matriz africana do Brasil, o Terreiro da Casa Branca – em iorubá, Ilê Axé Iyá Nassô Oká – foi fundado por três mulheres africanas da nação nagô em um terreno atrás da Igreja da Barroquinha, por volta de 1830.


O nome Ilê Axé Iyá Nassô Oká foi dado em homenagem a uma dessas mulheres, a iorubá Iyá Nassó (Mãe Nassô), considerada a principal fundadora. A mudança para o Engenho Velho, onde a sede está situada hoje, aconteceu quando as manifestações religiosas que divergiam do catolicismo começaram a ser perseguidas.


Em 1984, o Iphan decidiu pelo tombamento, que foi homologado em 1986, tornando a Casa Branca o primeiro terreiro tombado como Patrimônio Histórico do Brasil.


LEIA MAIS: LBV pede doações para moradores do Sertão da Bahia e de Sergipe; veja como ajudar
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
 

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.