Cidade

13 anos após demolições de barracas, comerciantes das praias de Salvador seguem no improviso; assista

Com estruturas limitadas e pouca variedade na areia, Salvador compete de forma desigual com destinos bem próximos, o que agrava o problema

Por Juana Castro

13 anos após demolições de barracas, comerciantes das praias de Salvador seguem no improviso; assistareprodução/TV Aratu

Com texto do repórter Gabriel Nascimento


Trechos vazios ilustram um trauma de quem tenta sobreviver na orla de Salvador. O guia de turismo Edivaldo acompanha a perda gradativa de interesse dos visitantes. Nos roteiros que tem feito, as paradas nas praias da capital não demoram.


"Não tem logística e tem insegurança", diz Edivaldo. "O que é não ter logística? É não ter banheiro, um chuveiro... uma estrutura básica. A gente não pode trazer famílias e grupos grandes pra poder curtir a orla marítima", acrescenta o guia.


Com estruturas limitadas e pouca variedade na areia, Salvador compete de forma desigual com destinos bem próximos, o que agrava o problema.


Connor O'Sullivan, representante da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV), diz que os turistas que chegam à capital baiana procuram mais as praias de Guarajuba, Praia do Forte, entre outras próximas.


Desde a demolição das 447 barracas da orla de Salvador, por determinação judicial, em 2010, o turismo também foi prejudicado. No modelo atual, a maior parte dos barraqueiros não tem permissão para vender alimentos. O o consumo fica restrito à água e bebidas.


Connor recepcionava gente do exterior, que fazia questão do contato com o nativos e estendia o tempo na praia. "Casos que foram adaptados não tem essa mesma essência que a gente tinha aqui em Salvador. Eu não sou o primeiro para dizer isso, mas quando a cidade é boa para seus habitantes, vai ser inevitavelmente boa para quem vem visitar", comenta. "Cadê o freguês? Não tem mais. É uma coisa despersonalizada, hoje", lamenta.


ASSISTA


https://youtu.be/bDwWnsbW3nU

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.