Política

A prefeitura de Salvador quer que você cultive hortaliças em sua casa, já pensou nisso?

Ao todo, serão 600 kits distribuídos em seis meses, necessariamente, em endereços residenciais diferentes.

Por Da Redação

A prefeitura de Salvador quer que você cultive hortaliças em sua casa, já pensou nisso?divulgação

Em meio à Semana do Meio Ambiente, os cidadãos soteropolitanos agora poderão cultivar as suas próprias hortaliças em casa. É que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), inicia, nesta terça-feira (1/6), o projeto Horta em Casa, que vai fornecer um ‘kit horta’ aos interessados em aprender como plantar e cuidar de hortaliças na própria residência.


Para participar, o cidadão deve consultar o edital disponível no site da Secis, no endereço http://www.sustentabilidade.salvador.ba.gov.br/ . As inscrições para o projeto acontecem nesta quarta e quinta-feira (3/6), através de formulário acessível no mesmo site.


Ao todo, serão 600 kits distribuídos em seis meses, necessariamente, em endereços residenciais diferentes. Pessoas com o mesmo endereço que outras que já tiverem sido contempladas não poderão aderir ao projeto.


A titular da Secis, Edna França, explica que a ação é fruto do projeto Hortas e Pomares Urbanos, existente desde 2016 com a implantação de diversas hortas em áreas e escolas da cidade. No entanto, considerando a recomendação do isolamento social em função da Covid-19, foi adaptado para ser desenvolvido dentro da casa do cidadão.


“Nesses tempos de pandemia, a horticultura tem contribuído muito para reduzir o estresse e proporcionar maior bem-estar, ao tempo em que viabiliza uma alimentação mais saudável e de baixo custo, graças às hortaliças cultivadas no conforto e segurança da própria casa”, afirma Edna.


COMO PARTICIPAR


Para se inscrever, será necessário preencher um formulário on-line com todos os dados exigidos, anexando as cópias do documento de identidade e do comprovante de residência. Além disso, serão critérios de seleção residir na capital baiana e ter mais de 18 anos.


Em caso de inconsistência nas informações, terão prioridade candidatos adultos a partir de 60 anos e aqueles que morarem com menores de idade com transtorno ou deficiência especial, mediante apresentação obrigatória de documento comprobatório e cópia do documento de identidade do menor. O resultado com os nomes dos selecionados será publicado, na edição do Diário Oficial do Município (DOM) da próxima segunda-feira (7/5), e ficará disponível também no site da Secis.


CAPACITAÇÃO


A cada 100 kits entregues, os contemplados serão divididos em três grupos e, a fim de realizarem a montagem da horta, irão receber capacitação remota por meio da plataforma de videoconferência Zoom (ou Google Meet) e do aplicativo de mensagens WhatsApp, em que deverão compartilhar fotos ou vídeos das jardineiras montadas e poderão esclarecer dúvidas. Durante os treinamentos, serão abordadas as técnicas básicas de como implantar e cultivar uma horta em casa.


MATERIAL


Cada morador selecionado receberá um ‘kit horta’, que contém: jardineira retangular plástica de 45 cm; até quatro mudas de hortaliças, entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa; oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5 m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena; e um borrifador pequeno.


ENTREGAS


A equipe da Secis entrará em contato com cada cidadão contemplado para informar sobre dia e horário de entrega do kit e sobre o treinamento. A divisão por Prefeituras-Bairro será adotada, para facilitar a logística de distribuição dos materiais.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.