Vacina da Janssen que chegará ao Brasil irá vencer em aproximadamente 10 dias, diz colunista
Apenas capitais deverão receber as doses, com ordem para aplicá-las o mais rápido possível
Os 3 milhões de doses da vacina da Janssen (Johnson & Johnson) que estão previstas para chegar ao Brasil na próxima terça-feira (15/5) têm prazo de validade até 27 de junho, ou seja, pouco mais de 10 dias após serem recebidas. A informação foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, nesta terça-feira (8/6).
O próprio Ministério da Saúde teria entrado em contado com as secretarias estaduais de todo o país para alertar que os imunizantes precisam ser aplicados de forma rápida antes que vençam. A informação preocupou os gestores, pois a data de chegada ao Brasil ainda não foi confirmada pelo Ministério e deve-se pensar ainda numa logística de distribuição aos estados e cidades antes de utilizar a vacina.
Ainda segundo a colunista, o órgão federal afirmou que está montando uma estratégia que permitirá a aplicação imediata da vacina, que é de dose única. A pasta informou que elas serão distribuídas apenas às capitais, para facilitar a logística, e o governo fará uma ampla campanha de utilidade pública incentivando as pessoas a procurarem os postos de saúde.
O Ministério declarou que o país tem capacidade de aplicar até 2,4 milhões de doses de vacinas por dia, e que em poucas horas as da Janssen estarão nos braços de 3 milhões de brasileiros. A vacina fabricada pela Johnson & Johnson tem eficácia de 85% na prevenção de casos graves e oferece proteção completa contra hospitalização e morte por Covid-19, segundo estudo divulgado em janeiro.
LEIA MAIS: Homem dá tapa na cara de presidente da França durante evento; assista
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.