Serviço

LGBTs têm direito à programas de assistência e atendimento digno em CadÚnico Itinerante; saiba detalhes

A inscrição no CadÚnico permite o acesso a benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, Casa Verde e Amarela, Bolsa Verde, Tarifa Social de Energia Elétrica, além de carteira do idoso, ID Jovem e o Vale Gás.  

Por Da Redação

LGBTs têm direito à programas de assistência e atendimento digno em CadÚnico Itinerante; saiba detalhesBruno Concha/Secom

A segunda edição do CadÚnico Itinerante LGBT+ está oferecendo serviços de inscrição e atualização do cadastro único, no Observatório Permanente da Discriminação Racial e LGBT+, na Rua Carlos Gomes, no Centro. A ação acontece até a próxima quinta-feira (31/3), das 9h às 12h e das 13h às 17h. 


O objetivo da ação é fazer a identificação de pessoas LGBT+ de baixa renda, em Salvador, para possível inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda. A inscrição no CadÚnico permite o acesso a benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, Casa Verde e Amarela, Bolsa Verde, Tarifa Social de Energia Elétrica, além de carteira do idoso, ID Jovem e o Vale Gás.  


O CadÚnico Itinerante LGBT+ é realizado pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação (Sempre). Por dia são atendidas cerca de 25 pessoas e é necessária a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência.   


O gerente do serviço, Tiago Batista, explicou que a ação reforça a política centralizada de combate à LGBTfobia, promovendo reparações. O CadÚnico Itinerante oportuniza o acesso a pessoas, que por alguma circunstância, não se sentem à vontade para procurar alguns espaços”, explicou.  


O estagiário Diego Lima, de 28 anos, compareceu à iniciativa para atualização do CadÚnico. “Infelizmente, somos julgados o tempo inteiro pela nossa orientação sexual, cor, roupa e forma de expressão. Tudo é motivo para que a sociedade nos aponte, por isso, muitas vezes, deixamos de acessar benefícios, que são direito de todo cidadão”, afirmou. 


Segundo Diego, com atendimento voltado para o público específico, “distante de piadinhas e expressões pejorativas e com a tratativa correta, nos sentimos muito mais acolhidos, seguros e confortáveis”, revelou.


LEIA MAIS: Pedido da taxa de isenção no Enem 2022 começa na segunda-feira; veja prazos


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.