A tradição suína: deliciosas razões para celebrar o Natal com carne de porco
m muitas culturas, o pernil de porco é considerado um prato festivo por excelência
*Publieditorial - Boi Dourado
"Então é Natal...", como diz a canção eternizada na voz da cantora Simone. É aquele momento em família em que celebramos, sobretudo, o amor e a vida. Todos reunidos para comemorar esta importante data. À mesa, os aromas e sabores nos remetem ao sentimento de afetividade, especialmente quando se trata do pernil ou lombo suíno recheado com farofa, ambos temperados com um inconfundível sabor natalino.
O espírito natalino não distingue raça ou classe social. Das ceias mais suntuosas às mais humildes, o tempero sempre tem um toque especial. Seja o pernil assado com mostarda da mamãe ou o lombo na panela de pressão, especialmente preparado pela sogra. A carne suína desfruta de um lugar de destaque nas celebrações natalinas, desde o presunto glaceado até as salsichas tradicionais.
Segundo o chef especialista em cortes suínos, Sandro Borges, apesar do pernil ainda ocupar um lugar de destaque durante a ceia de Natal, hoje, com a variedade e disponibilidade de cortes no mercado, existe a possibilidade de criar pratos mais rebuscados:
"A carne suína ocupa um lugar de destaque, oferecendo uma opção deliciosa e versátil para celebrar a temporada de festas. Nesse contexto, temos a Panceta Piano, onde você pode surpreender desde os mais velhos até a criançada. Trata-se de um prato extremamente suculento por dentro, crocante por fora, que vai atrair a atenção de todos à mesa. A sugestão é, antes de levar ao forno, colocá-la na assadeira com a carne virada para baixo sob vinho branco", explica.
"O pernil de Natal não é apenas uma receita... É uma tradição transmitida de geração em geração. No meu caso, a dica é marinar com o tempero de sua preferência, combinando ervas aromáticas, e levá-lo à geladeira dentro de um saco plástico com suco de laranja. Depois, levar ao forno a 180 graus. Importante deixar derramar todo o líquido do marinado. Uma sugestão é fazer uma cobertura de bacon sobre o corte, que acrescentará um sabor defumado e uma nuance diferente", completa.
Mercado
Sediada em Muquém do São Francisco, a empresa baiana de produção e comercialização de carnes, Boi Dourado, vem apostando na variedade de sua linha de suínos, com o objetivo de "proporcionar ao consumidor a possibilidade de explorar diferentes técnicas culinárias".
"A carne suína oferece uma variedade de cortes que podem ser preparados de diversas maneiras, atendendo a diferentes preferências. Na Boi Dourado, nosso produto é selecionado entre os melhores criadores, seguindo rigorosamente todos os padrões e recomendações da Vigilância Sanitária. Aqui, o cliente encontra os melhores e mais variados cortes, resultado de uma seleção genética das matrizes, processo de engorda com ração balanceada e até ultrassom antes do abate", conta Wagner Brito, gerente comercial da empresa.
Você sabia? Em muitas culturas, o pernil de porco é considerado um prato festivo por excelência. Seja o lechón assado na tradição latina, o pernil à pururuca brasileiro, ou o tradicional pernil de Natal europeu, a presença desse prato transcende fronteiras, conectando as pessoas através da tradição e do prazer compartilhado à mesa.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!