Variedades

Você sabe qual a relação entre raças de bovinos e sabores da carne? Chef explica

"Se antigamente nos churrasco não podia faltar a picanha, com a introdução das carnes européias passamos a usar o Acém e a Ponta de Agulha, por exemplo".

Por Da Redação

Você sabe qual a relação entre raças de bovinos e sabores da carne? Chef explicadivulgação
Você sabe qual o impacto da raça do boi na qualidade da carne? De que forma determinadas raças específicas influenciam na culinária e em pratos típicos de diversas regiões do Brasil? Como o cruzamento entre os rebanhos brasileiros e europeus revolucionou o consumo de carne do Oiapoque ao Chuí?
Nos rebanhos brasileiros tradicionais predominam os gados Nelore, Zebuíno e Indiano. Ambos têm como características carne de muito sabor, mas de pouca suculência e gordura entremeada. No entanto, o "choque de sangue" com o gado oriundo do Velho Continente, especificamente o Angus (Black Angus e Red Angus), mais conhecido como "raça dona da carne gourmet , trouxe à mesa do brasileiro uma carne com outro nível de sabor, marmoreio e suculência.
De acordo com chef e mestre assador, especializado em Cozinha de Fogo, Sandro Borges, com "o aprimoramento genético deixamos de ter a carne de primeira e carne de segunda":
"Passamos a consumir o animal como todo. Antes classificados como "carne de segunda", os cortes oriundos da parte dianteira do boi tem sido cada vez mais usados entre os churrasqueiros de plantão. E isso graças a essa mescla entre os criatórios. Se antigamente nos churrasco não podia faltar a picanha, com a introdução das carnes européias passamos a usar o Acém e a Ponta de Agulha, por exemplo. Hoje, você coloca esses cortes na brasa e obtém resultados fantásticos. É Denver Steak ou Cowboy Stake".
"O maior exemplo disso é a carne de sol, bastante consumida entre os nordestinos. Com a chegada dessas raças específicas, essa carne do sol alcançou um outro patamar. Deixou de ser apenas uma carne saborosa que costumamos comer, desde o café da manhã ao jantar. Deixou de ser apenas uma carne curada, mas com muito sabor, suculência e de muita qualidade.", completou Borges.
Atenta aos ditames do mercado, a empresa baiana especializada na produção e comercialização de carnes, a Boi Dourado vem apostando na linha prime. Como explica De o gerente comercial da empresa, Wagner Brito:
"É uma nova experiência para o consumidor... A partir do momento que observamos que o mercado brasileiro começou a se abrir nesse sentido, na vanguarda dessa tendência, a Boi Dourado trouxe para o baiano a oportunidade de ter esses cortes na forma prime, com um toilette perfeito, abrindo esse leque de opções de aproveitamento total desse boi de primeira. Foi uma visão comercial, de vanguarda, mas que hoje nos proporciona experimentar uma série de cortes incríveis, que constam no menu da Boi Dourado".
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.